• Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Realização / Execution

fotografia, photography, brasil, brazil, eraldo peres, cultura popular, etnofotografia, diversidade

Apresentação / Presentation

fotografia, photography, brasil, brazil, eraldo peres, cultura popular, etnofotografia, diversidade
fotografia, photography, brasil, brazil, eraldo peres, cultura popular, etnofotografia, diversidade

Política de Privacidade

As informações de cadastro coletadas no site Filhos da Terra são utilizadas apenas para contatar o usuário sobre os serviços e/ou conteúdos no qual tenha manifestado interesse.

Fotografia brasileira, diversidade cultural, eraldo peres

Fale Conosco

Fone

55 61 3963-5119 / 9 9333-1691

Endereço

CLSW Quadra 103 - Bloco A - Loja 37 - Ed. Rhodes Center II - Sudoeste - Brasília/DF - CEP. 70.670-521

Direitos Autorais

Todo o conteúdo do site Filhos da Terra está licenciado sob a Licença Creative Commons - Não comercial e Sem derivações 4.0 Internacional.

ROTAS

CULTURAIS

"

Os Roteiros propostos – do sertão, da floresta, da costa atlântica e das minas - registram manifestações culturais, muitas delas em risco de desaparecimento, reveladoras tanto da persistência quanto da singularidade de cada uma dessas festas remanescentes do mundo rural tradicional. Eles também põem em evidência os itinerários que marcaram o território ao longo da história, itinerários percorridos por indígenas, africanos e europeus, povos portadores de costumes e tradições que aqui se mesclaram desde o período colonial.

Angélica Madeira

pesquisadora

Cartografia Cultural

 

O projeto Filhos da Terra observa o patrimônio vivo construindo uma cartografia cultural baseados no saber-fazer e nas tradições populares. Uma espécie de alfabetização da memória, para lembrar o quão urgente é identificar, documentar e preservar os elementos desse universo imagético que dão sentido à vida sociocultural das mais diversas comunidades.

 

Os roteiros que vão além mar, foram livremente inspirados nos "Brasis" do antropólogo Darcy Ribeiro, conectando culturas que se manifestam também na Europa e na África, principalmente Portugal e Angola. Esse retorno aos personagens que fazem parte da história do Brasil, é um fator de compreensão e entendimento da gênese que influenciou a formação da identidade cultural no Brasil.

Cada rota é em si um processo independente – de pesquisa e documentação, onde a fotografia é o narrador principal de cada manifestação cultural documentada. Um grande atlas de imagens, passível de transformações, que leva ao público fragmentos da cultura popular, estabelecendo relações entre os diversos atores e agentes envolvidos.

Rota da Costa Atlântica - Cultura Crioula - Costa Pernambucana, Baiana e Catarinense.

 

Rota dos Sertões - Cultura Sertaneja, Tradições pantaneiras e Gaúcha - Currais de gado e núcleos pastoris do centro e extremo sul do país.

 

Rota dos Povos da Mata - Cultura Cabocla - Sistemas fluviais e extrativismo do Amazonas e povos da florestas.

Rota da Mineração - Cultura Caipira - Ciclo do Ouro e Período pós-mineração no centro-sul do país.

Rota Raízes - Cultura Indígena, Portuguesa e Africana.

Rota dos Povos da Mata
Rota dos Povos da Mata
Rota dos Sertões
 

Rota da Costa Atlântica

  • Objeto de pesquisa: Cultura Crioula

  • Localização: Costa pernambucana, baiana, fluminense, paulista e do sul.

  • Viagens previstas:

"A sociedade brasileira, em sua feição cultural crioula, nasce em torno do complexo formado pela economia do açúcar, com suas ramificações comerciais e financeiras e todos os complementos agrícolas e artesanais que possibilitavam sua operação. (...) população surgida da fusão racial de brancos, índios e negros, como cultura sincrética plasmada pela integração das matrizes mais díspares... (...) A cultura crioula é, por isso, a expressão na conduta e nos costumes dos imperativos da economia monocultora destina à produção de açúcar. Esta tem raízes mergulhadas na matrizes culturais indígenas, africana e européia de que seleciona seus traços circunstanciais, mas se contrapõe a todas como um estilo de vida novo..."

Darcy Ribeiro

O Povo Brasileiro

 

Rota dos Sertões

  • Objeto de pesquisa: Cultura Sertaneja, Tradições pantaneiras e Gaúcha

  • Localização: Currais de gado do interior, núcleos mineiros do centro do país e pastoris do extremo sul.

  • Viagens previstas:

“Para além da faixa nordestina das terras frescas e férteis do massapé, com rica cobertura florestal, onde se implantaram os engenhos de açucar, desdobram-se as terras de uma outra área ecológica. Começam plea orla descontínua ainda úmida do agreste e prosseguem com as enormes extensões semi-áridas das caatingas. Mais além, penetrando já o Brasil Central, se elevam em planalto como campos cerrados que se estendem por milhares de léguas quadradas.. Toda essa área conforma um vastíssimo mediterrâneo de vegetação rala, confinado, de um lado, pela floresta da costa atlântica, do pela floresta amazônica e fechado ao sul por zonas de matas e campinas naturais. (...) Conformou, também, um tipo particular de população com uma subcultura própria, a sertaneja, marcada por sua especialização ao pastoreio, por sua dispersão espacial e por traços característicos identificáveis no modo de vida, na organização da família, na estruturação do poder, na vestimenta típica, nos folguedos estacionais, na dieta, na culinária, na visão de mundo e numa religiosidade propensa ao messianismo."

Darcy Ribeiro

O Povo Brasileiro

 

Rota dos Povos da Mata

“Desse modo, ao lado da vida tribal que fenecia em todo o vale, alçava-se uma sociedade nova de mestiços que constituiria uma variante cultural diferenciada da sociedade brasileira: a dos caboclos da Amazônia. (...) Ao longo de cinco séculos surgiu e se multiplicou uma vasta população de gentes destribalizadas, deculturadas e mestiças que é o gruto e a vítima principal da invasão européia. Somam hoje mais de 3 milhões aqueles que conservam sua cultura adaptativa origianl aos povos da floresta.”

Darcy Ribeiro

O Povo Brasileiro

 

Rota da Mineração

 

Rota Raízes

  • Objeto de pesquisa:

    • Cultura Indígena | Povos Originários do Brasil

    • Cultura Portuguesa | Colonizador

    • Cultura Africana | Diáspora Negra

  • Localização:

    • Povos Indígenas/Amazônia

    • Império do Divino Espírito Santo/Portugal.  

    • Povos originários de Angola

  • Viagens previstas:

    • Cultura Indígena - Jogos Mundiais Povos Indígenas/Tocantins | Povos Indígenas da Amazônia

    • Cultura Portuguesa - Império do Divino Espírito Santo/Portugal

    • Cultura Africana - Povos originários de Angola

selo site.png

Projeto Finalista

PRÊMIO RODRIGO

MELO FRANCO

IPHAN - 2019