• Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Realização / Execution

fotografia, photography, brasil, brazil, eraldo peres, cultura popular, etnofotografia, diversidade

Apresentação / Presentation

fotografia, photography, brasil, brazil, eraldo peres, cultura popular, etnofotografia, diversidade
fotografia, photography, brasil, brazil, eraldo peres, cultura popular, etnofotografia, diversidade

Política de Privacidade

As informações de cadastro coletadas no site Filhos da Terra são utilizadas apenas para contatar o usuário sobre os serviços e/ou conteúdos no qual tenha manifestado interesse.

Fotografia brasileira, diversidade cultural, eraldo peres

Fale Conosco

Fone

55 61 3963-5119 / 9 9333-1691

Endereço

CLSW Quadra 103 - Bloco A - Loja 37 - Ed. Rhodes Center II - Sudoeste - Brasília/DF - CEP. 70.670-521

Direitos Autorais

Todo o conteúdo do site Filhos da Terra está licenciado sob a Licença Creative Commons - Não comercial e Sem derivações 4.0 Internacional.

Parceiros

DOCUMENTAR

A CULTURA

Patrimônio Vivo

Filhos da Terra – Diversidade e Cultura é um projeto continuado, desde 2016, de pesquisa e documentação audiovisual da cultura popular no Brasil e países correlacionados ao seu processo inicial de colonização, principalmente Portugal e Angola, buscando uma conscientização para o conhecimento e a importância de um patrimônio vivo e muitas vezes colocado à margem do reconhecimento dos processos culturais.

O foco da pesquisa está em uma observação participativa e documentação do universo dos agentes sociais que detém os mais diversos saberes, impressos em lugares, ofícios, celebrações, formas de expressões e modos de viver e de ser, de povos e territórios percorridos por indígenas, africanos e europeus, cujas as tradições resistem ao tempo e às transformações sociais, e formam a identidade cultural brasileira.

As narrativas construídas a partir do Filhos da Terra transcendem as limitações geográficas e conectam roteiros determinados pelas tipologias culturais, apresentando a diversidade étnica e a diversidade do patrimônio artístico e cultural do Brasil.

A manutenção e continuidade do projeto, parte, inicialmente, de uma motivação crescente de uma linhagem de pesquisadores e documentaristas, que é o de buscar nossa identidade no domínio da cultura. Motiva-se também em buscar caminhos e respostas para o desafio de possibilitar o acesso à informação em um país com dimensões continentais e expressiva diversidade étnico-cultural.  Versa ainda sob o olhar singular da cultura popular através do trabalho documental produzido pelo fotógrafo Eraldo Peres, o qual imprime emoções e mostra ao Brasil quem é o povo brasileiro, como são suas festas e celebrações.

Parceiros

Inventário Participativo

Buscando sempre a compreensão coletiva dos bens culturais, o projeto desenvolve uma metodologia de pesquisa que traz referências da antropologia e da etno-fotografia. Baseia-se nos processos do Inventário Participativo do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), nas recomendações de salvaguarda da Unesco e nas metas do Plano Nacional de Cultura. Seu processo de investigação é composto por cinco fases principais:

 

1. Pesquisa Bibliográfica - Definição / Revisão das Rotas Culturais e territórios de pesquisa. 

 

2. Pesquisa Referencial Cultural -  Levantamento e classificação das manifestações culturais a serem documentadas de acordo com as Rotas Culturais, em função de sua tipologia e território de acontecimento.

3. Escolha do bem cultural - Definição das manifestações culturais a serem documentadas ponderando:

a) se a comunidade local considera a manifestação um bem cultural parte de sua tradição e memória;

b) data, período e recorrência da manifestação cultural;

c) seus processos de transformação e se há risco de extinção;

d) se existem iniciativas ou processos de registro e salvaguarda. 

4. Documentação do bem cultural  - Realização do trabalho de campo, utilizando como instrumentos de registro e coleta de dados a produção de ensaios fotográficos, gravações de entrevistas, depoimentos em vídeo e fichas de inventário.

5. Sistematização de conteúdo - Organização e edição dos produtos editoriais – Cadernos de Pesquisa, Narrativas Visuais e Multimídias – para publicação no site do projeto e disponibilização ao público.

Parceiros

Equipe de Pesquisa e Documentação

Eraldo Peres

Fotógrafo e pesquisador | Autor e idealizador do projeto 

Angélica Madeira

Professora e pesquisadora (UnB e IRB) | Coordenadora de pesquisa

Clovis Carvalho Britto

Professor e pesquisador (UFS e UFBA) | Pesquisador de conteúdo

Carol Peres

Jornalista | Diretora de Conteúdo Digital e Assistente de pesquisa

Colaboradores

João Campello

Design | Diretor de arte

Sérgio Almeida

Fotógrafo | Assistente de fotografia

Raimundo Paccó

Fotógrafo | Assistente de fotografia

Realização

Photo Agência - Fotografia e Produção Cultural

Realização e Produção Executiva

Apresentação

Etapa 1 (2016/2018) - Projeto financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal - FAC / Secretaria de Cultura do DF / GDF.

Parceiros

selo site.png

Projeto Finalista

PRÊMIO RODRIGO

MELO FRANCO

IPHAN - 2019