• Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Realização / Execution

fotografia, photography, brasil, brazil, eraldo peres, cultura popular, etnofotografia, diversidade

Apresentação / Presentation

fotografia, photography, brasil, brazil, eraldo peres, cultura popular, etnofotografia, diversidade
fotografia, photography, brasil, brazil, eraldo peres, cultura popular, etnofotografia, diversidade

Política de Privacidade

As informações de cadastro coletadas no site Filhos da Terra são utilizadas apenas para contatar o usuário sobre os serviços e/ou conteúdos no qual tenha manifestado interesse.

Fotografia brasileira, diversidade cultural, eraldo peres

Fale Conosco

Fone

55 61 3963-5119 / 9 9333-1691

Endereço

CLSW Quadra 103 - Bloco A - Loja 37 - Ed. Rhodes Center II - Sudoeste - Brasília/DF - CEP. 70.670-521

Direitos Autorais

Todo o conteúdo do site Filhos da Terra está licenciado sob a Licença Creative Commons - Não comercial e Sem derivações 4.0 Internacional.

  • Equipe

Iphan oferece curso livre de Folclore e Cultura Popular


legTambor de crioula década 1950. (Foto: Marcel Gautherot / Divulgação Iphan)

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP/Iphan) realizará, de 22 a 26 de julho, a 14ª edição do Curso Livre de Folclore e Cultura Popular. O tema este ano será Sonoridades contemporâneas e visa trazer reflexões que relacionam práticas e expressões sonoro-musicais com seus significados dentro dos contextos sociais. 


As inscrições ficam abertas de 1º a 19 de julho, sendo oferecidas 50 vagas para participação livre. É necessário fazer uma pré-inscrição pelo e-mail atendimento.cnfcp@iphan.gov.br, depositar a taxa de R$50 e enviar o comprovante para, só então, ter confirmada a inscrição. O local do curso será a Sala Multimídia do Museu de Folclore Edison Carneiro.


A iniciativa que conta com a parceria da Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec) será de 40 horas tendo ao final, o certificado de participação, mediante o comparecimento de pelo menos 75% das aulas. Entre os temas abordados estão: Sonoridades, políticas culturais e transformação social; Paisagens sonoras: música, oralidade e lugares; A música entre o real e o virtual: Mídia, patrimônios e mercado; Sonoridades e circularidades das tradições; Sons e corporalidade; A festa, a música e o corpo; e Sons do Sagrado.


Sobre o tema do curso A primeira edição ocorreu em 2001 e, ao longo dos anos, foi abordada uma série de temáticas no campo do folclore e cultura popular. Esta edição foi pensada em homenagem à professora Maria Elisabeth Travassos (1955 – 2013) que coordenou a área de Música do CNFCP de 1982 a 1996, sendo responsável pela organização da coleção de registros audiovisuais, edição e pesquisa de campo. Quando instituído o Programa do Patrimônio Imaterial, a professora foi consultora no inventário para o Registro do Jongo do Sudeste e no Projeto Celebrações e Saberes, desenvolvido pelo Centro.


Em 1997, passou a integrar o corpo docente do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uni- Rio). Com sólida formação intelectual em Música e Antropologia, Elisabeth Travassos possuía vasta experiência em pesquisa de campo de tradições orais, bem como em pesquisa documental. Investigou a relação entre o xamanismo e a música Kayabi no Parque do Xingu, e fez um estudo comparativo sobre o ideário estético dos pesquisadores modernistas de tradições populares – Mário de Andrade e o húngaro Bela Bartók.


Serviço Curso Livre de Folclore e Cultura Popular Período: 22 a 26 de julho de 2019 Carga horária: 40 horas Horário: 9h às 18h Pré-inscrições: 01 a 19 de julho de 2019 E-mail: atendimento.cnfcp@iphan.gov.br Vagas: 50 Local: Sala Multimídia do Museu de Folclore Edison Carneiro Endereço: Rua do Catete, 179 (estação Catete do metrô) - Rio de Janeiro, RJ


6 visualizações
selo site.png

Projeto Finalista

PRÊMIO RODRIGO

MELO FRANCO

IPHAN - 2019