A cidade dos carreiros

Compartilhar:

14 nov. de 2021 

Atualizado: 25 de nov. de 2021

Tradicional por realizar as famosas romarias de Damolândia, quando os carreiros se reúnem para em romaria seguirem com seus Carros de Boi rumo a cidade de Trindade, antigo Barro Preto. Os antigos registros mostram que a romaria teve seu início no ano de 1920, quando foi realizada a primeira ida dos carros para Trindade.

Chegada de carreiros em Damolândia

Até hoje e mesmo após os períodos que ficaram parados devido a pandemia, as famílias mantém suas tradições e não deixam seus costumes, preparando “toda sua tralha” para irem festejar a devoção de pelo Divino Pai Eterno, tradicional romaria realizada no início de Julho na cidade de Trindade, próximo a capital Goiânia, estado de Goiás.

Pouso de carreiros em Damolândia

Nesse final de semana Damolândia está comemorando seus 63 anos de idade, e como não podia deixar de ser centenas de carreiros chegaram no final do sábado na cidade, ficando em pousos como o Ginásio da cidade, o clube e a Chácara do Passarinho, onde as juntas de bois são soltas no pasto para retomarem o trabalho no dia seguinte.

Chegada de carreiros em pouso de Damolândia

No Domingo, dia 14 de Novembro será o grande dia de festejo dos Carros de Boi, com a Santa Missa pelo início da manhã, seguido do tradicional desfile dos Carros de Boi pela cidade.

Soltura das juntas no pasto próximo ao pouso em Damolândia

Filhos da Terra está presente, acompanhando mais uma expressão da nossa rica cultura popular. Uma celebração que já é tradição nessa região do estado de Goiás, onde centenas de Carros de Boi e suas famílias de carreiros se juntam para preservarem as tradições da cultura dos sertões, do manejo do gado e do louvor ao Divino Espírito Santo.

Chegada no pouso em Damolândia

Saudamos a cidade de Damolândia pelas comemorações e saudamos todos os carreiros e suas famílias que mantém viva a tradição de carros de bois.

Chegada em pouso de Damolândia

Eraldo Peres e Sérgio Almeida estão na região de Damolândia acompanhando os festejos da cidade e os Carros de Boi. Novembro 2021.

Compartilhar:

Você não pode copiar o conteúdo desta página.

Pular para o conteúdo