

Apresenta

por Eraldo Peres


SOBRE A EXPOSIÇÃO
Um Olhar sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro é uma exposição on-line pensada e criada para um novo momento na vida social do nosso país e do mundo, caracterizado pelo distanciamento social e por desafios que impõe, não só o equilíbrio nos campos do trabalho e da economia, más, principalmente, respostas criativas dos setores das artes e da cultura para conectar o público, criar identidades e cumplicidades no ambiente virtual, apresentando conteúdos que contribuam para minimizar os sintomas de fragilidade e solidão.
É justamente pensando em oferecer para as pessoas a emoção que a nossa cultura transmite, que o fotógrafo Eraldo Peres apresenta essa exposição, possibilitando aos visitantes uma conexão com o patrimônio cultural brasileiro e a diversidade de celebrações, festas e povos de norte a sul do país. É possível, literalmente, navegar de forma on-line por um Brasil pujante, vivo, colorido e rico em expressões culturais.
Esta exposição é resultado da primeira etapa do projeto Filhos da Terra - Diversidade e Cultura, o qual pesquisa e documenta a cultura popular brasileira, utilizando a arte fotográfica como linguagem principal de comunicação, para imprimir referências de povos e suas tradições numa esfera pública global; e traça rotas culturais que são livremente inspiradas na obra "O Povo Brasileiro", do antropólogo Darcy Ribeiro.
De forma interativa, a exposição on-line está integrada ao site do Projeto Filhos da Terra, para que o visitante tenha acesso ao conteúdo completo - Cadernos de Pesquisa, Narrativas Visuais, Multimídias, Rotas de pesquisa e documentação e o Blog, com textos exclusivos.
Venha, navegue e aproveite essa exposição !
DEPOIMENTOS
Não fiz vestibular, nem cursei a faculdade.
A minha universidade só me ensinou a cantar.
E na cultura popular foi onde eu ganhei troféu.
Meu professor tá no céu. O meu diploma é o povo,
vale mais do que papel.”
— Mestre João Paulo, Maracatu Misterioso/PE

ERALDO PERES
@eraldoperes
Fotógrafo documentarista, jornalista e produtor cultural. Em mais de 30 anos de profissão, tem trabalho desenvolvido em diversos jornais, revistas e agências de notícias, nacionais e internacionais. Desde 1996, entre outros projetos, dedica seu trabalho para o Projeto FÉsta Brasileira e Filhos da Terra, realizando documentação fotográfica e audiovisual do patrimônio imaterial brasileiro. Participação em diversas mostras fotográficas coletivas e individuais. Ganhador de dois prêmios fotográficos, categoria geral, do Nikon Photo Contest Internacional, nos períodos 1996 e 2000-2001. Terceiro Lugar nas categorias Festivities e Tradicional Rites do Humanity Photo Awards UNESCO em 2006 e 2009, com realização na China. Menção Honrosa no World Press Photo de 2008. Ganhador do prêmio de Melhor Curta Metragem do 48 Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Troféu Câmara Legislativa – 2015. Ganhador do troféu Cinememória de Melhor Documentário 2016, Festival Curta Brasília e seleção de documentário para 21 Festival Internacional de Documentários2016 “É Tudo Verdade”. Diretor das edições do festival de fotografia Mês da Fotografia e atuação como curador de exposições fotográficas e livros de fotografia. Atualmente atua na Diretoria da RPCFB como Conselheiro.
"
A cultura é o tema das minhas observações. E o povo, o meu espaço de convivência, criação e trabalho. A fotografia me permite ser um observador privilegiado e, ao mesmo tempo, estar junto das pessoas.
"
Realização
