• Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Realização / Execution

fotografia, photography, brasil, brazil, eraldo peres, cultura popular, etnofotografia, diversidade

Apresentação / Presentation

fotografia, photography, brasil, brazil, eraldo peres, cultura popular, etnofotografia, diversidade
fotografia, photography, brasil, brazil, eraldo peres, cultura popular, etnofotografia, diversidade

Política de Privacidade

As informações de cadastro coletadas no site Filhos da Terra são utilizadas apenas para contatar o usuário sobre os serviços e/ou conteúdos no qual tenha manifestado interesse.

Fotografia brasileira, diversidade cultural, eraldo peres

Fale Conosco

Fone

55 61 3963-5119 / 9 9333-1691

Endereço

CLSW Quadra 103 - Bloco A - Loja 37 - Ed. Rhodes Center II - Sudoeste - Brasília/DF - CEP. 70.670-521

Direitos Autorais

Todo o conteúdo do site Filhos da Terra está licenciado sob a Licença Creative Commons - Não comercial e Sem derivações 4.0 Internacional.

Parceiros

BRASIL

PROFUNDO

"

Filhos da Terra é um projeto que busca documentar e mostrar ao Brasil quem é o povo brasileiro, como são suas festas e celebrações. Nesse sentido, o conjunto de fotografias que nos traz Eraldo Peres soma-se a uma forte linhagem de intérpretes que buscam nossa identidade no domínio da cultura, mais que isso, em uma cultura tradicional que teria se formado a partir de três raças, o indígena, o português e o africano. A liberalidade dos costumes e a escassez de mulheres brancas estariam na  origem de todas as gradações de cor, da variedade fisionômica observável nos mulatos, nos mamelucos, nos cafuzos e em outras misturas étnicas. Em suma, o processo histórico teria se cristalizado no fenômeno da mestiçagem que se evidencia não só nos rostos mas também na cultura que esse povo detém.

Angélica Madeira

pesquisadora

Filhos da Terra: roteiros para adentrar o Brasil 

Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Cada uma das cinco regiões poderiam ser países independentes. Mas não. No Brasil, somos um. Somos um continente. Com nossas variações de clima, natureza e tipografia. Com nossos diferentes costumes, jeitos e vestimentas. Somos brasileiros na diversidade e na cultura.

 

Os mais de 20 anos da pesquisa envolvendo os temas da cultura popular brasileira se transformaram em um projeto continuado de documentação etno-fotográfica, que busca apresentar a diversidade étnica e a pluralidade cultural de várias regiões do Brasil.

| Desafio

Possibilitar o acesso à informação em um país com dimensões continentais e uma expressiva diversidade étnica e cultural, seja talvez o grande desafio de pesquisadores e documentaristas da cultura.

 

Por isso, o Filhos da Terra assume a responsabilidade de produzir, a partir de cada etapa realizada, um conjunto de produtos editoriais - Cadernos de viagens, Narrativas Visuais e Multimídias - que oferecem referências e emoções da diversidade cultural brasileira, contribuindo de forma significativa para a crescente visibilidade e valorização da arte e da cultura, e para o fortalecimento do sentimento de identidade e brasilidade.

Parceiros

Parceiros

| ​Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial

 

O projeto conta com apoio expresso em carta da Unesco (BRA/REP/05-0863 / 2010), a qual destaca que o “mérito da iniciativa e a afinidade entre seus propósitos e alguns princípios adotados pela Unesco, tais como a preservação da memória e a valorização do patrimônio imaterial, nos levam a conceder o apoio institucional...”, legitimando sua contribuição para a preservação do patrimônio cultural conforme as considerações da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

  • A importância do patrimônio cultural imaterial como fonte de diversidade cultural e garantia de desenvolvimento sustentável, conforme destacado na Recomendação da UNESCO sobre a salvaguarda da cultura tradicional e popular, de 1989, bem como na Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, de 2001, e na Declaração de Istambul, de 2002, aprovada pela Terceira Mesa Redonda de Ministros da Cultura;

  • necessidade de conscientização, especialmente entre as novas gerações, da importância do patrimônio cultural imaterial e de sua salvaguarda; e

  • A inestimável função que cumpre o patrimônio cultural imaterial como fator de aproximação, intercâmbio e entendimento entre os seres humanos.

| Plano Nacional de Cultura

O projeto se reconhece também como canal para as Metas do Plano Nacional de Cultura – PNC, apresentadas durante a III Conferência Nacional de Cultura (2013) pelo Ministério da Cultura, e as quais estabelecem diretrizes e ações no período 2010-2020 para o desenvolvimento cultura em todo território nacional.

 

A Meta 4 do PNCPolítica nacional de proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais implantadas (p. 30 PNC) é o princípio norteador de todo o projeto uma vez que se coloca como meio de contribuição para a valorização do sentimento de brasilidade, identidade e cultura nacional. Apresentando o povo brasileiro pela ótica das suas manifestações e diversidade cultural, explorando os temas das festas populares, dos seus mestres, grupos e territórios.

Outro princípio que norteia Filhos da Terra é o da Cartografia. A divisão em Rotas Culturais de pesquisa e documentação estabelece diálogo com a Meta 3 do PNC“Cartografia da diversidade das expressões culturais em todo o território brasileiro”  (p. 28 PNC).

| Difusão e Intercâmbio Cultural

Os resultados da pesquisa de campo e documentação do projeto são apresentados ao público por meio de um conjunto de produtos editoriais - Cadernos de Pesquisa, Narrativas Visuais e Multimídias - disponibilizados em seu ambiente digital (site e redes sociais).

Esse conjunto de produtos culturais responde à Meta 25 do PNC"Aumento em 70% nas atividades de difusão cultural em intercâmbio nacional e internacional" (p. 78 PNC), ao oferecer o acesso da população aos temas da cultura popular, das artes visuais e da fotografia, em seus aspectos artísticos, educativos e socioculturais, proporcionando o intercâmbio em rede, dos grupos, artistas e mestres da cultura popular brasileira, tanto a nível nacional como internacional.

selo site.png

Projeto Finalista

PRÊMIO RODRIGO

MELO FRANCO

IPHAN - 2019