NARRATIVAS
VISUAIS
Cada festa é uma unidade capaz de concentrar em si mesma o todo que a contém: paisagens, cenários, indumentárias, poesia, música e dança, tradições seculares, culinárias, devocionais. Uma cartografia sensível, rostos severos ou risonhos, faces de um Brasil rústico que talvez em breve não exista mais.
Angélica Madeira
Pesquisadora
A fotografia como instrumento de registro e transmissão de conhecimentos
O ato de ver precede as palavras e estabelece nosso lugar no mundo. A partir desta premissa, definimos a fotografia como principal ferramenta de observação e documentação das manifestações culturais e assumimos o papel de contadores de histórias. Narradores que utilizam a imagem para revelar os feitios da cultura popular, oferecendo um conjunto de informações, referências e significados históricos.
Proporcionamos ao espectador um contato direto com os personagens e o universo das "nossas culturas", sem barreiras de língua e de raça, levando a mensagem e interagindo com o outro pelos canais da emoção e do lúdico. Transformamos a fotografia em fontes documentais e instrumento de expressão e memória.
Apresentamos os ensaios fotográficos como fontes documentais, instrumentos de expressão, de resgate e memória, onde a fotografia é construída com rigor, planejamento e orientação, com o objetivo de confirmar sua credibilidade e caráter investigativo.
Rota dos Povos da Mata
CELEBRAÇÃO
Ayahuasca - A Doutrina do Santo Daime
Vila Céu do Mapiá/AM
“Medicina do astral que o poder superior mandou pra nos guiar Aya, aya, ayahuasca [...] Sol, lua, estrela o mistério da floresta.”
Hinário Novo Amanhecer
Rota dos Povos da Mata
CELEBRAÇÃO
Marujada - A Festa do Santo Preto Bragantino
Bragança/PA
“Vou fazer uma canção em louvor ao santo preto Canta, povo bragantino: bendito, oh! Bendito. Quando chegar dezembro Qual é o santo que está no andor? É São Benedito com Nosso Senhor.”
Arraial do Pavulagem
Rota da Costa Atlântica
CELEBRAÇÃO
Maracatu Rural
Nazaré da Mata/PE
“Batuqueiro que baque é esse? É o baque de nossa alteza [...] Maracatu. [...] Olha o céu olha para o mar Verde mar de navegar verde mar.”
Capiba
Rota dos
Sertões
SABERES
Vaqueiro das Águas - Comitiva Pantaneira
Corumbá/MS
“Louvo as natências do homem do Pantanal. Todos somos devedores destas águas. Somos todos começos de brejos e de rãs. E a fala dos nossos vaqueiros carrega murmúrios destas águas. Parece que a fala de nossos vaqueiros tem consoantes líquidas e carrega de umidez as suas palavras. Penso que os homens deste lugar são a continuação destas águas.”
Manoel de Barros
Rota da Mineração
CELEBRAÇÃO
Congada - Louvor a Nossa Sra. do Rosário
Catalão/GO
“Oh de casa, oh de fora. Vou buscar Nossa Senhora!”
Refrão cantado pelos ternos de Congos em Catalão-GO
Rota da Costa Atlântica
FESTEJOS
Cultura Açoriana - A Festa no Sul do Brasil
Palhoça/SC
“A Pombinha vai voando; Por cima da laranjeira; Reina o dono da casa, E sua companheira.”
Trova que acompanha a Bandeira do Divino
Rota da
Mineração
RITUAL
Vale do amanhecer
Planaltina/DF
“A tribo do velho mundo de Esparta a Atenas surgiu com suas heranças de forças pro Amanhecer transferiu das planícies macedônicas aqui pro Brasil Jesus mandou missionários em muitas linhas rituais, tudo é amor nos Templos do Amanhecer.”
Trecho do Hino Mântrico “Alertai, Missionários!”